Filé de Merluza ao forno

file-de-merluza

Muita gente não gosta de preparar peixe por conta do trabalho de limpar e lidar com os espinhos. Mas como a natureza é sábia e bela,  temos uma opção muito viável, acessível e rápida de consumir peixe no nosso dia-a-dia.

Além de fazer bem a saúde, por ser altamente rico em proteínas e minerais (cálcio e fósforo), o peixe tem menos gordura que muita carne! Ou seja, definitivamente deveria estar mais presente no cardápio do brasileiro.

O fato é que pouca gente sabe realmente preparar, temperar e deixar ele saboroso. Mas isso é pauta pra outro post!

Hoje eu vou mostrar uma receita bem simples de filé de merluza ao forno.

Antes, um aviso: quando for comprar pescado, preste atenção! Peixe congelado tem muita água, por isso prefira o fresco, até mesmo para preservar os minerais. E outra, as vezes você acha que está levando 1kg de peixe, mas a maior parte é água ¬¬’.

Então, vamos deixar a preguiça de lado e vamos cozinhar!

Ingredientes

  • 1 kg de filés merluza ( 5 filés)
  • 4 batatas cruas (em rodelas, sem casca)
  • 1 cebola (cortada em rodelas)
  • 3 tomates (cortados em rodelas)
  • Azeitonas a gosto
  • Molho de tomate
  • Azeite para untar

Modo de Preparo

Tempere os filés de merluza a seu gosto.
Aqui em casa usamos limões, alho triturado (aqueles que você já compra pronto no supermercado) e um pouco de tempero. Reserve por uns 10 minutos.

Sugestão de tempero:
Minha vó usava muito limão rosa para temperar filés de merluza, junto com o tempero caseiro delicioso dela. Fica muito bom quando o peixe é assado no forno a lenha. Ai que saudade!

Então, fica a dica do limão rosa para o tempero do peixe, que é também muito usado para fazer caipirinha (docinho docinho, uma delícia!). Em alguns lugares é chamado de limão cravo. Pra saber direitinho, veja esse vídeo:
Que Limão é Esse?!

Enquanto isso, unte um refratário com azeite e faça uma camada das batatas cortadas em rodelas. Aproveite e já deixe cortado também a cebola e os tomates (sem pele).

Assim é só arrumar os filés sobre as batatas, acrescentar a camada de cebolas, depois a batatas, tomates, as azeitonas e regar com o molho de tomate.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto até que as batatas fiquem macias, o que leva +- 45 minutos.

Provavelmente após os 45 minutos você terá que retirar do forno,  remover o papel alumínio e o excesso de água. Use uma colher grande ou uma concha para isso.

Depois é só voltar o refratário ao forno por mais 15  minutos. E está pronto.

Posted by June

28 anos | Publicitária | Freelancer | Apaixonada por marketing digital, fotografia, culinária, novas culturas e lugares.

25 comentários

  1. eu fiz, mas não gosto de molho de tomate então no lugar coloquei leite de coco, ficou perfeito…

    • Márcia, você me deu uma ideia super legal. Tenho uma receitinha rápida com leite de coco, você vai gostar!
      Logo logo estará aqui no blog!

  2. Preparei o Filé de Merluza ao forno e ficou uma delícia. O maridão também aprovou e fiquei toda boba. O maior segredo durante o preparo é fazer tudo com carinho.
    Obrigada pela praticidade da receita.

    • Ai que legal! Minha ideia é essa mesmo. Receitas práticas e feitas com muito carinho. Demorei para voltar com o blog, mas em breve terei novidades por aqui.

  3. Fiz hoje na janta,ficou uma delicia,meu marido adorou,vou fazer denovo.pode colocar rodelas de cenoura também?

    • Sim pode sim! Só que a cenoura tende a ficar meio durinha. Se você preferir ela mais macia, tem que fazer um pré-cozimento.

  4. Estou fazendo hoje, vamos ver se da certo, não sou uma boa cozinheira kkk, mas não tinha papel alumínio mesmo assim ta no forno vamos ver como fica

    • Show! Alcaparras em filé de saint peter também fica ótimo. Pretendo trazer mais receitas com peixes, em breve. Obrigada pelo comentário!

  5. Caramba, fiz hoje e ficou muito gostoso. Rápido, prático e gostoso; todos aqui em casa gostaram. utilizei molho de tomate com azeitonas e um pouco de mostarda. Ficou muito bom. Valeu pela dica, primeira vez que preparei um peixe.

  6. Estou fazendo hj a receita, fiz as rodelas de batata e cenoura no descascador, assim ficam bem fininhas e cozinham mais rapido. No lugar do molho cloquei tomates bem picadinhos, acescentei rodelinhas de batata doce descascadas e no final vou cobrir com brócolis japones que ja esta cozido separadamente.

    Acho q vai ficar bom!!! Kkkk

  7. Acabei de fazer, voltando de viagem, com pouca variedade de carnes e legumes em casa… me salvou! Marido e filhos satisfeitos!

  8. To fazendo pro povo aqui dos States, espero q realmente fique bom , so falo bem da culinaria do Brasil.

    • Espero que gostem! Qualquer coisa é só pedir aqui que eu vejo se tenho alguma receita diferente para compartilhar com vocês.

  9. amei, mais caso eu não quisesse usar o molho de tomate industrial , qual seria a sugestão que vc me daria ? pois gosto de usar tudo orgâncico!

    • Olá Joelma, tudo bem? Aproveitando a sua dúvida, acabei de postar o molho que eu faço aqui em casa: Molho de Tomate Caseiro (no forno). Você pode fazer e deixar congelado. Super prático. Eu também dou preferência para orgânicos, principalmente o tomate que é um dos campeões de resíduos de agrotóxicos.

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios * *.